Serviços

CONSULTORIA

A RTA Consultoria assegura serviços de Consultoria garantindo a multidisciplinariedade de áreas, domínios e sectores, com soluções à medida do Cliente. Ajudamos a identificar, entender e satisfazer as exigências de mercado, o desenvolvimento do negócio e a melhoria contínua, qualquer que seja o sector e dimensão.

A nossa metodologia assenta numa abordagem abrangente e integrada cujo objectivo é ajustar-se às necessidades e expectativas do Cliente de forma eficaz, em prol da percussão dos seus objectivos e no suporte das iniciativas de implementação necessárias para a sua concretização.

Serviços - Consultoria - RTA Consultoria
  • Acompanhamento ambiental em obras
  • Acompanhamento arqueológico
  • Acompanhamento de processos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)
  • Análise de risco ambiental
  • Avaliação Ambiental Estratégica (AAE)
  • Avaliação de desempenho ambiental (ISO 14031)
  • Avaliação de técnicas e critérios de descontaminação de solos e águas subterrâneas
  • Determinação de exigências ambientais aplicáveis em obra
  • Diagnósticos e relatórios de análise situacional
  • Economia circular
  • Elaboração/revisão de planos de ordenamento do território
  • Estudos de Impacte Ambiental (EIA’s)
  • Gestão de conformidade legal (identificação e actualização de requisitos legais e outros, avaliação de conformidade legal)
  • Licenciamento ambiental
  • Medições ambientais (ruído ambiental, qualidade do ar, águas subterrâneas e superficiais)
  • Planos de gestão ambiental em obra
  • Planos de gestão de resíduos (urbanos, industriais, hospitalares, especiais, fluxos específicos)
  • Planos de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição (RCD)
  • Planos de monitorização ambiental (ruído ambiental, qualidade do ar, águas subterrâneas e superficiais, diversidade biológica)
  • Procedimentos operacionais ambientais
  • Procedimentos operacionais de gestão de resíduos
  • Programas de gestão ambiental do estaleiro e frente de obra
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE’s)
  • Relatórios de sustentabilidade
  • Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR)
  • Sistemas de gestão ambiental (ISO 14001, EMAS) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação/registo
  • Certificação energética e de qualidade do ar interior
  • Determinação de medidas de eficiência energética
  • Planos de racionalização energética (PRE)
  • Sistemas de gestão da energia (ISO 50001) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação  para certificação

Activos | Economia Circular | Fornecedores | Gestão  Estratégica | Gestão da Formação | Gestão Integrada | Investigação / Desenvolvimento / Inovação | Lean Management | Licenciamento | Recursos Humanos/Pessoas | Riscos | Segurança da Cadeia de Valor | Segurança da Informação

Activos:

  • Gestão patrimonial de infraestruturas (serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais)
  • Sistemas de gestão de activos (ISO 55001) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação

Economia Circular:

  • Engenharia, Estratégia, Planeamento, Soluções

Fornecedores:

  • Selecção e avaliação técnico-económica de fornecedores

Gestão Estratégica:

  • Balanced scorecard – concepção, implementação e acompanhamento de modelo de gestão estratégica
  • Candidaturas a financiamento comunitário – elaboração de candidaturas, gestão dos processos de candidatura, gestão documental

Gestão da Formação:

  • Elaboração e gestão do dossier de certificação (de entidades formadoras) à DGERT
  • Sistemas de gestão da formação (NP 4512)

Gestão Integrada (Activos, Ambiente, Energia, Formação, IDI, Qualidade, Recursos Humanos/Pessoas, Responsabilidade Social, Riscos, Segurança Alimentar, Segurança da Água, Segurança da Cadeia de Valor, Segurança da Informação, Segurança e Saúde no Trabalho):

  • Concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação (ISO 55001, ISO 14001, ISO 50001, NP 4512, NP 4457, ISO 9001/AS 9100/IATF 16949, NP 4427, NP 4552, SA 8000/NP 4469, ISO 31000, ISO 22000/FSSC 22000/BRC/IFS, ISO 24510/ISO 24511/ISO 24512, ISO 28000, ISO 27001, ISO 45001/OHSAS 18001)
  • Gestão, fiscalização e acompanhamento de obras: Qualidade, Ambiente e Segurança – caderno de encargos/requisitos de proposta, concepção de documentação, implementação e acompanhamento em obra

Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI):

  • Inovação na gestão pública
  • Sistemas de gestão de IDI (NP 4457) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação

Lean Management:

  • Concepção, implementação e acompanhamento da ferramenta de gestão Lean Management

Licenciamento:

  • Legislação laboral – identificação, actualização e avaliação de conformidade, incluindo requisitos para contratação pública
  • Licenciamento industrial

Recursos Humanos/Pessoas:

  • Manual de acolhimento
  • Sistemas de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal (NP 4552) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
  • Sistemas de gestão de pessoas (NP 4427) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação

Riscos:

  • Gestão de riscos (ISO 31000) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento

Segurança da Cadeia de Valor (Supply Chain Security):

  • Sistemas de gestão da segurança da cadeia de valor (ISO 28000) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento,  preparação para certificação

Segurança da Informação:

  • Sistemas de gestão da segurança da informação (ISO 27001) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento,  preparação para certificação

SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit):

  • Sistema SMETA: concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para reconhecimento
  • Avaliação e Gestão dos Serviços de Abastecimento Público de Água Potável e de Gestão de Águas Residuais | Gestão da Segurança da Água
    (Série ISO 24500 – ISO 24510, ISO 24511, ISO 24512)
  • Estudos hidrológicos
  • Gestão patrimonial de infraestruturas (serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais)
  • Licenciamentos/Título de Utilização dos Recursos Hídricos (TURH): captações de água, rejeição de águas residuais (fossas  sépticas, rede de drenagem pública, meio receptor)
  • Planeamento da Segurança da Água (PSA)
  • Planeamento da Segurança do Saneamento (PSS)
  • Plano de comunicação para emergências na qualidade da água para consumo humano
  • Plano de comunicação para emergências no saneamento
  • Planos de manutenção e exploração de Estações Elevatórias, Estações de Tratamento de Água e Águas Residuais (EE, ETA, ETAR/ETARI)
  • Gestão da qualidade na administração pública (CAF/modelo de auto-avaliação) – conceção, implementação, acompanhamento
  • Gestão por processos e indicadores
  • Modelo de excelência da EFQM – concepção, implementação, acompanhamento, obtenção do Prémio de Excelência do Sistema Português da Qualidade
  • Planos da qualidade
  • Sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
  • Sistemas de gestão da qualidade no sector aeroespacial (AS 9100 / EN 9100) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
  • Sistemas de gestão da qualidade no sector automóvel (IATF 16949) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
  • Sistemas de gestão em laboratórios (ISO/IEC 17025) |  Competência de laboratórios de ensaio e calibração – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para acreditação
  • Tratamento de reclamações de clientes
  • Diagnósticos e relatórios de análise situacional
  • Gestão de conformidade legal (identificação e actualização de requisitos legais e outros, avaliação de conformidade legal)
  • Relatórios de sustentabilidade
  • Sistemas de gestão da responsabilidade social (SA 8000, ISO 26000, NP4469) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
  • Determinação de boas práticas (estabelecimentos vários, restauração)
  • Diagnósticos e relatórios de análise situacional
  • Gestão de conformidade legal (identificação e actualização de requisitos legais e outros, avaliação de conformidade legal)
  • Manual HACCP
  • Planos de higiene e limpeza
  • Planos HACCP
  • Procedimentos HACCP
  • Sistemas de gestão da segurança alimentar (FSSC 22000) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento,   preparação para certificação
  • Sistemas de gestão da segurança alimentar (ISO 22000) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento,   preparação para certificação
  • Sistemas HACCP – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
  • Sistemas BRC e IFS
  • Acompanhamento da segurança em obra
  • Acompanhamento dos serviços de higiene e segurança no trabalho
  • Avaliação de riscos profissionais / Mapas de risco
  • Controlo de riscos profissionais / Medidas de minimização de riscos
  • Determinação de exigências de segurança aplicáveis em obra
  • Diagnósticos e relatórios de análise situacional
  • Elaboração e gestão do dossier de reconhecimento (de entidades formadoras e serviços de SHST) à ACT
  • Ficha de notificação sobre as modalidades adoptadas na organização dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho
  • Fichas de procedimentos de segurança em obra
  • Gestão de conformidade legal (identificação e actualização de requisitos legais e outros, avaliação de conformidade legal)
  • Licenciamento de segurança contra incêndio
  • Manual de segurança
  • Medições de segurança e saúde do trabalho (agentes físicos e químicos)
  • Organização da segurança, higiene e saúde no trabalho
  • Planeamento e controlo em atmosferas explosivas (ATEX)
  • Planos de emergência/segurança contra incêndio / Medidas de auto-protecção
  • Planos de equipamentos de protecção colectiva e individual
  • Planos de monitorização de segurança e saúde no trabalho (agentes físicos: ruído ocupacional, iluminância, vibrações, temperatura, humidade, conforto térmico; agentes químicos: na forma particulada e gasosa, incluindo compostos orgânicos voláteis/COV’s)
  • Planos de prevenção
  • Planos de segurança e saúde (PSS), em fase de projecto e fase de obra
  • Plantas de emergência. Sinalização
  • Procedimentos de armazenamento e manuseamento de substâncias químicas
  • Relatório anual da actividade de serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho
  • Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (ISO 45001) – concepção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação

SOFT SKILLS / DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Coaching permite ajudar as pessoas a atingir os seus objectivos/sonhos, através de metodologias, ferramentas, técnicas e práticas para impulsionar o seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional, permitindo implementar imediatamente e alcançar melhores resultados em todas as áreas da Vida, num determinado e curto espaço de tempo, considerando as metas pessoais e profissionais de cada um.

Os serviços de Coaching são realizados conforme as necessidades do cliente:

  • Coaching a nível individual: universo pessoal | universo profissional.
  • Coaching a nível organizacional (sessões de grupo): universo profissional.

O coaching é direccionado para:

  • Pessoas que pretendem desenvolver a sua estima, confiança, segurança, motivação.
  • Pessoas que pretendem estabelecer e realizar metas pessoais e/ou profissionais.
  • Líderes que pretendem usar técnicas para motivar o seu grupo de trabalho/equipa, desenvolvendo a liderança – Coaching para liderança.
  • Pessoas que pretendem melhorar a sua capacidade, domínio, competências e resultados.

Pelos sonhos e felicidade, todos os dias e … para o mundo!  emoticon

SOFT SKILLS / DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Os profissionais de excelência apoiam-se em três pilares-chave: a autoconsciência, uma estratégia de rede e as competências relacionais. A capacidade de exercer influência num ambiente multifuncional e em permanente mudança é a chave de um desenvolvimento pessoal eficaz e continuado.

Os serviços de Comunicação e Estratégia Interpessoal permitem o desenvolvimento das competências de excelência interpessoal, nomeadamente:

  • Influenciar os vários stakeholders de modo a que as suas equipas e Organizações atinjam os objetivos.
  • Clarificar a sua estratégia de influência interpessoal.
  • Potenciar as suas personalidades (compreender o seu comportamento e as suas atitudes, reexaminar/potenciar o seu sistema de valores e crenças, estar consciente dos seus pontos fortes e áreas de melhoria, identificar as suas atitudes como sendo ineficazes, activar as forças impulsionadoras da confiança).
  • Construir a sua rede estratégica de relacionamentos.
  • Desenvolver relações interpessoais eficazes.
  • Conhecer-se melhor para comunicar melhor.
  • Comunicar de forma aberta e eficaz.
  • Gerir o conflito, a adversidade e a confrontação.
  • Sincronizar a sua comunicação verbal e não verbal através da utilização da programação neurolinguística (PNL).

Os serviços  são executados com técnicas de transformação e desenvolvimento pessoal, liderança e programação neurolinguística (PNL).

Pelos sonhos e felicidade, todos os dias e … para o mundo!  emoticon

SOFT SKILLS / DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e/ou profissional através da qual uma pessoa com mais experiência e/ou conhecimento (mentor) ajuda uma pessoa com menos experiência e/ou conhecimento (mentee) a evoluir.

A relação mentor/mentee é uma relação em que o mentor assume o papel de quem cuida, aconselha, orienta e desafia.

Os serviços  são executados com técnicas de transformação e desenvolvimento pessoal, liderança e programação neurolinguística (PNL).

Pelos sonhos e felicidade, todos os dias e … para o mundo!  emoticon

Contacte-nos